Pages

Raposa do Campo é fotografada em Dourado

Cal Martins não desistiu e a recompensa veio através dessas belas fotos
Raposa do Campo fotografada por Cal Martins em Dourado

Uma espécie em extinção , um casal de  Raposa do Campo foi fotografado pelo Cal Martins no município de Dourado em área agrícola, após alguns dias na espera da maravilhosa raridade. Na realidade, Cal tinha a informação que o casal habitava a redondeza e não perdeu tempo. A paciência faz parte da profissão em que muitas vezes o que se espera, não aparece. Outras tantas vezes,  a recompensa é alcançada e o prazer é enorme em  estar bem próximo a um animal selvagem tão bonito. Foi o que aconteceu na semana passada, tarde da noite, quando Cal com sua câmara nos trouxe essas belas imagens.
 Raposa do Campo

Raposa-do-campo(nome científico: Lycalopex vetulus), raposinha-do-campo,cachorro-de-dentes-pequenos, raposa-brasileira ou jaguapitanga é um canídeo nativo do Brasil, que habita os campos e cerrados em uma área de distribuição ainda discutida mas que inclui o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,Goiás, Minas Gerais e São Paulo, partes do Tocantins, Bahia, e uma pequena área entre Piauí e Ceará.


É mais ativa à noite, mas também sai de sua toca durante o dia. Os animais dessa espécie vivem sozinhos. O corpo tem 60 centímetros e a cauda mede 30 centímetros. É carnívora e caça aves, pequenos roedores e insetos(gafanhotos).

A fêmea escolhe um local protegido, geralmente uma toca abandonada ou um buraco em um cupinzeiro. Após dois meses de gestação, dá à luz 4 ou 5 filhotes, e torna-se muito feroz quando precisa defender a prole.


É um animal muito atento e percebe tudo o que ocorre ao seu redor. A visão, aaudição e o olfato são bastante desenvolvidos. É um dos menores cachorros selvagens brasileiros, com uma massa de cerca de 4 kg, e encontra-se em quase todo seu território. A cor de sua pele é cinzento-escura, com a barriga amarelada e a ponta da cauda negra. Tem o costume de atacar galinheiros e rondar casas e acampamentos em busca de comida.(Wikpédia)

No comments:

Post a Comment